Médicos
aconselham gestantes a consumir
frutos do mar durante a gravidez
Fonte:
Reuters
LONDRES
- Pesquisadores dinamarqueses revelaram esta sexta-feira
que uma alimentação rica em peixes durante
a gravidez pode evitar nascimentos prematuros e aumentar
as chances de se ter um bebê saudável.
Segundo
o estudo realizado, os peixes, que são ricos em ácidos
gordurosos ômega-3, podem aumentar o peso da criança,
prolongar a gestação e prevenir nascimentos
prematuros.
A
pesquisa dos cientistas do Instituto Statens Serum, de Copenhague,
analisou a dieta de 8 mil mulheres dinamarquesas durante
a gravidez para determinar se frutos do mar tinham ou não
impacto nos nascimentos prematuros.
"O
baixo consumo de peixes foi um fator determinante para o
nascimento prematuro e o baixo peso da criança",
afirmou Sjour Frooi Olsen, um dos coordenadores do estudo.
Na
pesquisa, as mulheres foram questionadas sobre a freqüência
com que consumiam frutos do mar durante a gravidez, além
de saladas e pratos quentes que incluíam algum derivado
de peixes.
Os
pesquisadores descobriram que aquelas que consumiam maior
quantidade de peixes tiveram menor incidência de parto
prematuro e bebês com maior peso do que os filhos
daquelas gestantes que não incluíam os frutos
do mar freqüentemente na dieta.
Olsen
revelou também que com essa descoberta, fica estabelecida
a ligação entre o consumo de peixes e o período
completo da gestação.
Óleos
a base de peixes, como salmão, arenque e cavala são
ricos em ácidos gordurosos ômega-3, que também
são apontados como eficientes no combate a depressão
e na inibição do crescimento de células
cancerosas da próstata.
Link
original